top of page

 

Com um mundo cada vez mais violento, a principal preocupação é nossa segurança. A violência ultrapassou muros, cercas, condomínios e grandes prédios, por isso os sistemas de câmeras de segurança e circuito interno de CFTV, têm se mostrado grandes aliados quando a questão é segurança.

Antigamente, nos preocupávamos se o muro era alto o bastante para nos proteger de assaltantes, mas hoje não é bem assim. Uma pesquisa feita pela RCI mostra que bandidos preferem, justamente, casas ou empresas de muros altos e com pouca luminosidade. Isso pode ser explicado pelo fato de que nenhum ladrão gosta de ser visto, portanto, muros altos são ótimos lugares para se esconder.

Mas, nem tudo está perdido! A tecnologia dispõe de alguns recursos como câmeras de segurança, sistema de câmeras de segurança e circuito interno que podem afastar os ladrões. Já nos casos em que há algum tipo de roubo, com um sistema de câmeras de segurança se torna muito mais fácil e rápido identificar o infrator.

Câmeras de segurança, sistema de câmeras de segurança e circuito interno 

Benifícios

Possibilita ver e gravar imagens de locais vulneráveis ou de risco, situados em ambientes residenciais, corporativos e públicos. Diversas cidades implementaram leis que determinam a colocação de placas em locais internos ou externos, informando sobre filmagem dos ambientes, prevenindo, assim, as pessoas. As imagens gravadas são confidencias e protegidas, nos termos da lei. Por outro lado, não se pode instalar câmeras de vigilância em locais que firam a intimidade das pessoas. O art. 5º da Constituição federal, em seu inciso X, preceitua que "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação". Instalar câmeras de segurança em sanitários, alojamentos, vestiários e outros locais destinados à troca de roupas, constitui exagero e violação da intimidade das pessoas. Acompanhei algumas sentenças onde magistrados se posicionaram contra a colocação de câmeras em áreas de refeições, pois configuraria invasão de privacidade. Condomínios residenciais devem tomar cuidado para que o sistema de CFTV não capture imagens do interior de apartamentos. Câmeras voltadas para a área destinada a piscinas também podem gerar dor de cabeça ao administrador. Alguns acreditam que se aprovadas pela maioria dos moradores não tem problema. No entanto, observei comentários de alguns juristas que entendem que pode ferir a intimidade das pessoas. O certo é que investir em segurança não é mais nenhum tipo de luxo, mas sim uma necessidade. É importante frisar que as chamadas câmeras de segurança apresentam diversos benefícios: a) Fator psicológico de dissuasão, pois o marginal sabe que está sendo vigiado e suas imagens armazenadas. b) Inibe a ação de invasores, depredadores, pichadores e pessoas mal intencionadas. c) Facilita o trabalho de pronta resposta (polícia e vigilância particular) fornecendo pormenores do crime que está ocorrendo. d) Integração com sistemas de alarmes. e) Acesso às imagens pela Internet.

Usuários Domésticos: Moradores podem perfeitamente acompanhar seus filhos, animais, empregados, fluxo de carro na rua, vendo tudo em tempo real no local de trabalho. Alguns modelos ainda possibilitam a saída de áudio e a pessoa pode do outro lado falar pelo microfone do computador e o som sai pela câmera.
Pequenas empresas: Muito usado em empresas que possuem grande estoque de mercadorias. Monitoramento 24 horas é a melhor solução para quem quer tranqüilidade e quiser conferir seu estoque. As câmeras IP mais modernas vem equipadas com sensor de movimento, que podem ser ligadas aos alarmes ou automaticamente enviam um email para o usuário avisando que houve movimento na área.
Escritórios: São facilmente monitorados de qualquer computador remoto ligado a internet. Pode-se monitorar fluxo de pessoas, estoque entre outros.
Lugares externos e públicos: Hospitais, parques, locais de transito de carros e pessoas, escolas. Zoom e foco automático ajudam na detecção da pessoa no caso de roubo. As imagens capturadas podem ser de grande ajuda na identificação de suspeitos.

Onde podem ser usadas ?

bottom of page